Décor Lifestyle

Dicas de como montar um Quarto Montessoriano

abril 17, 2017

Hoje vamos falar sobre um estilo de quarto de criança que virou tendência nos últimos anos, como nós não deixamos nenhum assunto que é novidade passar, nós do Studio TA.CCO resolvemos dar dicas e ajudar as mamães que querem conhecer e montar um quarto de bebê no estilo Montessoriano. Criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, o quarto Montessoriano vai muito além de um estilo de decoração e sim um método de ensino onde a criança deve ter autonomia e liberdade para o desenvolvimento natural das habilidades físicas e mentais, além de seu autoconhecimento. Como fazer isso? A proposta é deixar tudo ao alcance das crianças, então nossa principal dica é a segurança, por isso a ajuda de um profissional é bastante importante.

Cama

Os quartos devem ser pensados somente para os pequenos, então tudo deve ser na altura e ao alcance deles, começando pelas camas. Agora o colchão deve estar no chão, onde as crianças tenham a liberdade de deitar e levantar-se sozinhos. Uma dica é fazer as camas parecerem casinhas ou cabanas, deixem a criatividade fluir.

Brinquedos

Os brinquedos não são diferentes, todos devem estar de fácil acesso a elas para que aprendem a brincar e organizar novamente sozinhos, para isso use prateleiras baixas, cestos e caixas, não esqueçam dos livros, também são superimportantes. Uma dica é fazer rodízio dos brinquedos há cada 15 dias para não gerar desinteresse.

 

Móveis

Os móveis também devem seguir as regras, todos na altura ideal para que as crianças possam ter acesso a escolha das suas próprias roupas.  Mesas e cadeiras baixas também não podem faltar.

Espelho

Sim, pode parecer estranho, mas no método, o espelho é muito importante para que as crianças aprendam a se reconhecer, esse deve ser pensado com muita segurança, opte por espelhos de acrílico e que sejam colados na parede.

Paredes

Deixe-as criativas, abuse das cores, desenhos ou bandeirinhas, fazer a pintura com efeito lousa ou rolos de papel são ideias bem interessantes para elas rabiscarem.

Dicas de segurança:

– Móveis e prateleiras com cantos arredondados.

– Móveis fixados na parede para que não corra o risco de tombar.

– Almofadas espalhadas no quarto.

– Use materiais como plástico, acrílico e tecidos.

– Barras nas paredes para ajudar as crianças a se levantarem sozinhas.

– Tomadas protegidas.

 

Aproveitem as dicas e inspirem-se.

Você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta