Gastronomia Lifestyle

Terrine de Chocolate, receita pra deixar o fim de semana mais doce!

novembro 18, 2016
Viva o Uruguai!
 
Semana passada estive em Montevideo e não tenho como não falar a respeito desse lugar que encanta! Se você nunca foi, vá! – só prepare o bolso, pois os preços estão mais caros que em São Paulo… pois é…
 
E, como confeiteira, não tenho como pensar no Uruguai e imediatamente não pensar em DULCE DE LECHE! Gente, oh my God! Sério! OH MY GOD! 
 
Resultado de uma confeiteira no Uruguai? 10kg de excesso de bagagem só de doce de leite e vinho! Quase tive que deixar umas roupas… sem contar nos quilinhos a mais na balança…
 
Enfim, além de ser incrível por si mesmo, o doce de leite pode ser usado em várias receitas super deliciosas. E essa é uma delas. Lá no Uruguai ela se chama Salchichón de chocolate, a tradução seria algo como Salame de Chocolate para o nosso português. Aqui na La Confeitaria acabamos colocando o nome de Terrine de Chocolate (achamos mais bonito). Então pode escolher o nome que quiser! Fato é que essa sobremesa é ideal para acompanhar um belo café expresso (como fazemos por aqui) ou servida com uma bola de sorvete de creme bem cremosa. 
 
Vamos para a cozinha?
 
Terrine de Chocolate
 
Ingredientes:
 
90g de manteiga em temperatura ambiente
90g de açúcar refinado
70g de cacau 100% 
160g de doce de leite
130g de bolacha tipo maria triturada grosseiramente
 
 
Modo de preparo:
 
Junte todos os ingredientes, sendo por último a bolacha, até formar uma massa moldável. 
Abra um pedaço grande de papel filme na mesa e coloque essa massa delícia de chocolate e doce de leite. Enrole em forma de cilindro com a ajuda do papel filme. Deixe em geladeira por no minimo 2 horas ou até o dia seguinte. Desenrole o Terrine e corte em fatias. E pronto! Fácil, né?
 
Segredinhos da chef:
 
  • Essa receita não tem muitos segredos não, como vocês viram ela é super fácil de fazer, então dá até para fazer com a criançada!
  • A bolacha pode ser complementada ou até substituída por nozes, amêndoas, frutas secas, nibs de cacau… O que sua imaginação – e seu estômago – mandar!
  • Se você tiver forminhas de silicone, daquelas para chocolate, você pode fazer em outros formatos também.
  • Eu gosto de usar o cacau 100% para que o salchichón não fique tão doce, mas pode usar o 50%, caso você prefira 🙂 É só diminuir um pouquinho a quantidade de açúcar refinado. 
  • Essa receita também combina muito com um belo vinho do porto! Que tal servir aos seus convidados no fim da refeição?
 
Gostou da receita? Fez em casa? Coloque seus comentários aqui no blog!

Um superbeijo e até a próxima.

20161117_095245

Você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta