Gastronomia Lifestyle

Pesto de Manjericão e muitas ideias para Incrementar suas Receitas!

novembro 4, 2016

Prontos para mais uma receita? Então lá vão duas! E uma delas é uma refeição por si só! 

Hoje a receita principal é de pesto de manjericão, um dos meus truques de cozinha favoritos. Ele tem uma validade bem longa (se armazenado direitinho) e salva naquelas horas que aquela fome “gourmet” bate daquele jeito ou que os amigos aparecem sem avisar. Com ele, podemos dar aquele up no omelete, no sanduíche, no macarrão, no peixe e também no filé de frango (nossa segunda receita de hoje). Vamos cozinhar?

Pesto de manjericão

Ingredientes:

2 maços médios de manjericão (se estiver muito pequeno, melhor usar 3)

150mL de azeite extra virgem

30g de nozes

A receita original leva pinoles, mas eles são bem caros e muitas vezes difíceis de encontrar. Eu já fiz com nozes, castanha do Brasil, avelãs, amendoim, amêndoas… Cada uma dá o seu sabor especial a receita! Criatividade é tudo nessa vida! 😉

50g de parmesão ralado

Dê preferência ao queijo mesmo, ralado na hora. Ele faz uma baita diferença no sabor do prato.

pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Desfolhe o manjericão. Não precisa se preocupar muito com aqueles cabinhos mais molinhos que ficam na parte de cima – só retire mais grossos mesmo.

No liqüidificador ou mini processador, coloque as folhas do manjericão e os demais ingredientes e bata até que se torne uma pasta linda e super aromática. Se precisar, coloque um pouco mais de azeite para ajudar a bater.

E pronto!!!! Incrível, né? Guarde em um pote hermético, sempre em geladeira. Se for usar para um macarrão, por exemplo, é só colocar o pesto após escorrer o macarrão. O calor da massa já esquenta o pesto e daí é só colocar mais um pouco de parmesão por cima e servir… Masssssss…. eu prometi uma receita diferente, certo?

Receita Bônus!!

Frango ao pesto com couscous marroquino

Ingredientes (para 2 pessoas):

6 files de peito de frango afinados

3 colheres de sopa de pesto de manjericão feito em casa

200g de couscous marroquino

sal, pimenta e temperinhos delícia a gosto

azeite para envolver o couscous

Modo de preparo:

Frango:

Pré-aqueça  forno a 200C. 

Espalhe o pesto – abundância tá, gente! – sobre cada filé. Enrole o filé começando com a parte mais fina e terminando com a mais grossa. Coloque os “rolinhos” de filé em uma assadeira forrada com papel alumínio – não precisa fechar com palito. Tempere com sal e pimenta a gosto. Asse essas delicias por uns 20 a 25min ou até dourarem levemente.

Couscous marroquino:

Enquanto os filés assam, coloque 250mL de água para ferver. E enquanto a água esquenta, coloque o couscous em uma tigela – vamos hidratar esse couscous, então nada de tigela pequena, hein?  

Adicione o sal, pimenta e o tempero que você gostar – pode ser orégano, alecrim, salsinha, cebolinha, nozes (hummmm) – só lembre que o pesto tem um sabor bem acentuado, ok?

Coloque um pouco de azeite sobre o couscous e mexa – com um garfo – até que os grãos estejam envolvidos completamente (aproximadamente umas 3 colheres de sopa já são suficientes). Adicione a água fervente somente até cobrir o couscous e deixe hidratar por uns 10 minutos – sem mexer. 

Após esse tempo, “solte” o couscous com um garfo e pronto! Se você já for o ás da cozinha que eu imagino que você seja, o frango também estará no ponto certo. E daí é só aproveitar essa delícia!! Um jantar super leve e nutritivo para aqueles noites de verão que estão por vir…

Segredinhos da chef:

  • Quem disse que pesto só pode ser de manjericão? Tente com salsinha, cebolinha, coentro, rúcula… Esses sabores também ficam incríveis!!!!
  • O pesto tem validade de, aproximadamente, 5 dias. Para durar um pouco mais, assim que usar, coloque um pouco mais de azeite para “cobrir” o pesto. Assim ele pode durar até 10 dias.
  • Vocês viram que são pouquíssimos ingredientes, certo? Então a dica é usar ingredientes sempre de ótima qualidade!
  • Eu não coloco sal no meu pesto. Assim posso usá-lo de diferentes maneiras sem me preocupar se vou salgar demais o prato! Adiciono o sal na receita que vou fazer naquele dia.
  • O couscous é uma alternativa bem interessante ao arroz do dia-a-dia! Ele fica pronto mais rápido e é super saboroso!
  • Soltar o couscous com o garfo é bem importante. Assim como no arroz, se mexemos com a colher, ele libera amido e fica aquele “unidos, venceremos”.

Juro que esse prato é um dos que eu mais gosto! Foi muito difícil ter que fazer essa receita só para tirar foto viu??? rs…. Aproveitem muito e até a próxima! 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Responder Pesto de Manjericão e muitas ideias para Incrementar suas Receitas! - rafaela coelho novembro 4, 2016 at 12:41 pm

    […] post Pesto de Manjericão e muitas ideias para Incrementar suas Receitas! apareceu primeiro em Rafaela […]

  • Deixe uma resposta