Décor Lifestyle

Ladrilho Hidráulico, uma verdadeira obra de arte

outubro 24, 2016

Hoje o assunto será sobre um revestimento que é uma verdadeira obra de arte, o Ladrilho Hidráulico. Com certeza todo mundo aqui já viu ou já ouviu falar nesse tipo de acabamento que está presente na decoração desde o século XIX.  O ladrilho hidráulico tem alguns diferencias tanto na sua produção, por ser um produto ecologicamente correto e artesanal, isso mesmo são produzidos um a um! Quanto a sua alta resistência, eles podem ser instalados tanto em ambientes residências como também em ambientes externos de alto fluxo como garagens, praças e calçadas já que um dos seus outros atributos é ser antiderrapante.

O processo de fabricação é muito interessante, quem tiver curiosidade pode ir à uma fábrica de ladrilho hidráulico e pedir para acompanhar o passo a passo. Primeiro em um molde de ferro, que pode ser escolhido com o desenho de sua preferência ou até mesmo criado uma peça exclusiva, será colocado uma mistura líquida com pigmentação, individualmente. Segundo passo, o molde será retirado sem que as cores se misturem e a superfície receberá uma mistura seca e úmida. Terceiro passo, o ladrilho será comprimido em uma prensa. Para finalizar, o ladrilho descansa 24h e então será submerso na água por aproximadamente 8h para a cura do cimento, e aí sim estarão prontos para serem instalados. Quando citamos que era um processo artesanal, agora entenderam o porquê, né? Por isso do ladrilho ser uma peça cara, mas com certeza única e que fará a diferença.

Sobre a sua instalação, eles são assentados como qualquer outro revestimento e o mais legal é que a junta é seca, o que significa isso? Não precisa de espaçamento entre as peças. Eles podem ser aplicados do jeito que preferir, várias peças diferentes, que são chamados de patchwork, usar uma única peça repetidamente criando um mosaico ou até mesmo fazer uma borda parecendo um tapete, ideias não faltam. Uma dica muito boa que está sendo usada por muitos arquitetos, é fazer o piso todo da cozinha em ladrilho hidráulico diferente do restante do piso da casa, nós somos apaixonadas! Outra dica importante é que no mercado já existem acabamentos que trazem o mesmo efeito, como cerâmicas e até mesmo adesivos, nós também super indicamos, mas é importante lembrar de ver a especificação de qual superfície podem ser utilizados.

Aproveitem as dicas e inspirem-se!

6391a193131eff5ad86985676c801aa0

a097f33b5aeb4fe6a895f3c28105e62f

be30b4ba5608f0dc3ca37bc83fc39dec

img_3494

img_3489

img_3497

img_3495

 

img_3500

img_3499

img_3491

Você pode gostar também

1 Comentário

  • Responder Ladrilho Hidráulico, uma verdadeira obra de arte - rafaela coelho outubro 24, 2016 at 9:10 am

    […] post Ladrilho Hidráulico, uma verdadeira obra de arte apareceu primeiro em Rafaela […]

  • Deixe uma resposta