Receita de bolo de chocolate da vovó
Gastronomia Lifestyle

Bolo de chocolate da minha avó

setembro 23, 2016

E aí? Prontos para mais uma receitinha? 

Hoje resolvi falar do primeiro bolo que fiz na vida. Muito antes de pensar em abrir a La Confeitaria, eu comecei cozinhando com as minhas avós. Na verdade, eu só olhava! Elas nunca me deixavam chegar perto do forno, fogão e facas afiadas… coisa de vó, eu acho… Mas esse veto não durou muito não. As marcas de queimaduras e cortes não me deixam negar… 😉

Lembro quando fazia essa receita com a minha vó materna. Ela abria a receita de um livro antigo feito pela comunidade da Igreja lá da região de Rio Claro/SP e sentávamos, eu e ela, para ler os ingredientes. Eu devia ter uns 5 anos a primeira vez que fizemos esse nosso “ritual”. Só de lembrar dá uma saudade enorme e uma vontade de comer bolo que só!

Quando eu era bem pequena, minha avó me deixava colocar os ingredientes e ela mexia a massa. Depois fui ficando mais velha e era eu quem mexia aquela gostosura toda. Aos 12 anos minha avó finalmente me deixou colocar a água quente na massa! Eu nem conseguia acreditar! Fiquei tão emocionada que até esqueci de colocar o fermento e meu bolo não cresceu (então aqui vai o primeiro segredinho da chef de hoje: não esqueçam o fermento, por mais emocionados que vocês estejam!)

Esse bolo eu faço até hoje e afirmo com todo o coração que ele e suas variações são super sucesso aqui na confeitaria. Um verdadeiro CLÁSSICO! Vamos a receita:

Bolo de Chocolate da minha avó

 Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 xícara de chá de açúcar 
  • 1 xícara de chá de cacau 50% *Tá bom… minha vó usava achocolatado mesmo, mas eu prefiro com o cacau ;)*
  • 3/4 xícara de chá de óleo
  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícara de chá de água fervente
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó

Modo de preparo:

Pré aqueça o forno a 180oC. Unte uma forma com óleo e um pouquinho de farinha. Separe os ingredientes.

Coloque a água para ferver. 

Em uma tigela grande, misture a farinha, açúcar, cacau, óleo e ovos até ficar homogêneo.

* Agora muita calma! Vai parecer que está dando errado e virando uma mistureba, mas é assim mesmo! Depois da água tudo vai dar certo!*

Junte a água fervente e misture com cuidado. Depois que a massa ficou homogênea, coloque o fermento.

*  Uma dica para qualquer bolo é colocar o fermento químico sempre por último e sempre próximo a hora de ir para o forno. Caso toque o telefone ou você precise fazer outra coisa, é só deixar a massa sem o fermento te esperando, sem problemas. Coloque o fermento quando voltar e então o bolo no forno! Don’t worry, be happy!*

Despeje a massa na forma e é só colocar essa delícia no forno! Normalmente fica entre 20 e 25 minutos, mas vai depender muito do seu forno mesmo. Aquele teste da vovó sempre funciona: coloque um palito bem no centro do bolo; se ele sair limpo, seu bolo está pronto!

Segredinhos da chef:

  •  Esse bolo é um super coringa! Pode acrescentar nozes, coco, frutas secas, pedaços de chocolate!
  • Pode substituir também a água fervente por café coado, leite ou suco de laranja.
  • Essa massa também serve muito bem para fazer cupcakes! É só colocar nas forminhas e se divertir com a criançada!
  • Se quiser, também dá para fazer ele na versão integral. É só substituir a farinha branca por integral, porém ele fica um pouco mais pesado. Se quiser ele mais fofinho, coloque 1 xícara de chá de farinha branca e 1 xícara de chá de farinha integral.
  • Essa receita incrível ainda pode se transformar em um bolo sem lactose. Substitua 1 xícara de chá de cacau 50% por 1/2 xícara de chá de cacau 100%.

Aposto que esse bolo vai entrar para o livro de receitas da sua família também! Divirta-se inventando sua versão dele enquanto eu vou ligar para a minha vovó para matar um pouquinho dessa saudade! Até a próxima! 

20160922_094322 20160922_094537

Você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta