Gastronomia Lifestyle

Mangia che te fa bene! Receitinha de *Caponata*

setembro 10, 2016

Olá!

Sou a Sarah Girotto,  Chef Internacional e apaixonada por cozinha! Mas não paro por ai, dou vida e sabor a La Confeitaria onde junto com a minha equipe crio guloseimas deliciosas. Estarei aqui quinzenalmente trazendo dicas de comidinhas, petiscos, sobremesas e pratos deliciosos pra inspirar vocês a essa arte que tanto amo – Cozinhar delicias!

E para minha primeira receita aqui no blog, não pensei em outra coisa a não ser essa delicia, a minha caponata de berinjela! Ela nunca falta nas festas da minha família ou quando vou receber amigos em casa. 

A Caponata é super fácil e rápida de fazer, mas se for um daqueles dias hiper corridos, ela pode ser feita com até 5 dias de antecedência – alias depois de um tempinho na geladeira, ela fica ainda melhor! Vamos a receita?

Caponata de Berinjela ou Antipasto di Melanzane

Ingredientes:

  • 2 berinjelas
  • 1 tomate médio
  • 1 pimentão amarelo ou vermelho 

*Aqui eu tenho que dizer uma coisinha 🙂 Sei que tem muita gente que não gosta de pimentão – rola até um preconceito, eu sei – mas nessa receita, além de cor, esse legume dá um sabor todo especial. Então dêem uma chance ao pimentão! Coloquei uma super dica *

  • 1 cebola branca media
  • 1 cebola roxa media

Temperinhos gostosos:

  • 2 folhas de louro
  • sal, pimenta do reino e oregano a gosto
  • azeite para cobrir todos os legumes 

Modo de preparo:

  • Pré aqueça o forno a 180C.
  • Forre uma assadeira com papel alumínio e coloque um pouquinho de azeite. 

Corte todos os legumes em cubos – não pode ser muito pequeno, uns 3cm é ideal. Coloque os temperos sobre os legumes, junto com um pouco mais de azeite. Misture até que todas as gostosuras estejam cobertas com o tempero. Coloque na assadeira e cubra com papel alumínio. Asse no forno por, aproximadamente, 25min ou até que os legumes estejam assados. Mas Sarah, como vou saber isso? Fácil, fácil! É só enfiar a ponta da faca em um cubinho de berinjela (ela é a que mais demora para cozinhar), se ela estiver macia, sua caponata está pronta!  

Pode servi-la quente, temperatura ambiente ou gelada, sem problemas! Ela fica deliciosa de qualquer jeito!

Sirva com torradinhas ou um belo pão italiano cortado em fatias. Um ótimo (e saudável!) petisco ou uma entradinha para comer de joelhos!  

Segredinhos da chef:  

* Uma dica na hora de cortar o pimentão é retirar a parte branca que fica próxima ao miolo. Essa é a parte mais indigesta. Retirando essa parte antes e cozinhando-o bem, não tem erro! 😉 

* O grande segredo da caponata é cortar os legumes do mesmo tamanho e não muito grandes! Assim eles cozinham todos ao mesmo tempo e rapidinho.

* Para conservar por mais tempo, sempre em geladeira, coloque mais azeite – de preferencia até cobrir e guarde em um pote hermético. A Caponata tem validade de 5 dias e você ainda pode usar esse azeite que fica no pote para refogar outras comidinhas, dando um toque super especial a qualquer preparação!

* Use um azeite de boa qualidade. Afinal, ele faz parte do tempero da sua receita! Quanto melhor o azeite, mais gostosa ficará a sua receita. 

*Essa Caponata também é ótima para presentear! Coloque-a num pote hermético bem fofo  e surpreenda seus convidados na hora da saída! Aposto que eles vão amar! 

caponata final

 

Você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta