5 Filmes para quem gosta de fotografia - Rafaela Coelho
Fotografia Lifestyle

5 Filmes para quem gosta de fotografia

agosto 18, 2016

Esse post foi feito para quem ama, assim como eu, assistir um documentário ou um filme. Se for com uma ótima fotografia ou sobre o assunto, melhor ainda. Separei três documentários e dois filmes que foram bastante comentados pela sua fotografia, vamos lá?

 ♦ PIT – Documentário sobre a fotografia de passarela ♦ Direção de Alan K (2013)
Pit foi dirigido e captado pelo Alan K, que trabalha diretamente com a moda, documentários, vídeos institucionais, transmissão de desfiles, entrevistas de backstage e matérias sobre os maiores eventos de moda há anos.
Para quem não sabe o “pit” é o local onde os fotógrafos e cinegrafistas se organizam no momento do desfile. Esse doc é sobre o mundo da fotografia de passarela. Nele é reunido depoimentos de onze fotógrafos, dois editores de moda, um editor de imagem e um iluminador, um grande time de peso! Dentre eles Márcio Madeira, Claudia Guimarães, Danilo Grimaldi, Paulo Martinez e Zé Takahashi contam sobre a “louca” rotina das semanas de moda e a importância dos profissionais do ramo na história da moda.

A fotografia oculta de Vivian Maier – Documentário sobre história de vida da fotógrafa Vivian Maier ♦ Direção de Charlie Siskel e John Maloof (2013)
Vivian Maier viveu praticamente no anonimato, trabalhou como babá para algumas famílias, mas amava fotografar.  O mais interessante, além da sua personalidade bem peculiar e sua história cheia de segredos, foi a descoberta dos rolos de filmes. 
Ela tinha milhares de negativos, rolos de filme, fotos reveladas que nunca mostrou a ninguém e gravações em Super-8 ou 16mm que foram mantidos no sótão da casa onde morava e trabalhava. Pois foi em 2007, que o historiador John Maloof arrematou em um leilão, por  400 dólares, 30 mil negativos e 1600 rolos de filmes não revelados, sem ter ideia do conteúdo geral. E toda a arte secreta de Vivian Maier foi descoberta pelo mundo.

Annie Leibovitz: A vida através das lentes – Documentário sobre história e o dia a dia  da fotógrafa Annie Leibovitz ♦ Direção de Barbara Leibovitz (2007)
No meu último post contei um pouquinho sobre a Annie Leibovitz, nesse documentário você conhecerá mais a história dela e sua paixão pela fotografia. O documentário mostra o acompanhamento do processo de sua criação artística, alguns momentos no set de filmagem do ”polêmico” filme Maria Antonieta, de Sofia Coppola. Além das experiências da carreira, sua relação com a fama e a vida em família.

A Vida Secreta de Walter Mitty ♦ Direção de Ben Stiller (2013)
Walter Mitty é responsável pelo departamento de revelações da icônica revista Life, ele recebe uma encomenda e nela está faltando a foto que seria para a última capa da revista. Roteiro a parte, esse filme é ótimo para apreciar cada cenário, detalhe e cada cena é praticamente uma fotografia é o que realmente te prende no filme, além da trilha sonora maravilhosa, mas esse já outro assunto rs.
A história é bonitinha, mostra a paixão de quem ama a fotografia, além de nos lembrar que estamos nesse mundo para viver nossos sonhos! Vale a pena assistir e apreciar a fotografia do filme em si.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain ♦ Direção de Jean-Pierre Jeunet (2001)
Amélie é uma linda moça que adora sonhar e que acredita em seus sonhos. Com um histórico familiar um pouco conturbado, a fantasia toma conta da vida de Amélie, despertando nela um novo objetivo de vida: fazer as pessoas felizes através de pequenos gestos. 
Ele é um filme francês premiado e aclamado pela crítica, um roteiro fantástico e uma trilha sonora encantadora, agora falando sobre a fotografia… Amélie adora fotografar, porém vamos mais além, a fotografia é linda (outro filme para encher os olhos de beleza) que te transporta facilmente para a mágica Paris. Um prato cheio para quem busca inspirações para novos olhares.

Espero que tenham gostado, fiz uma lista mais resumida, porém em breve volto com novos documentários e filmes que nos informa e inspira nesse mundo fotográfico.

Você pode gostar também

Nenhum comentário

Deixe uma resposta